Como limpar a memória do celular de forma prática e rápida?

O seu smartphone está apresentando problemas para processar aplicativos e arquivos? O desempenho já não é mais o mesmo? Pois então pode ser a hora de limpar a memória do celular.

Esse procedimento, diferentemente do que muitos acreditam, não é complicado. Aliás, são diversas as opções para fazê-lo e, assim, dispensar a necessidade de compra de um cartão de memória ou mesmo a troca do aparelho.

Confira abaixo algumas das melhores formas de limpar a memória do seu smartphone de maneira rápida e prática e retome todas as funcionalidades do seu telefone!

limpar memória do celular

DICA: Conheça Os melhores planos de internet rápida da Claro 

Como limpar a memória do celular: Veja 04 opções

Existem diversos aplicativos que se destinam à limpeza da memória dos smartphones. Entretanto, eles nem sempre se fazem necessários. 

Afinal, há diversos métodos rápidos e manuais que levam poucos minutos e que dispensam a instalação de mais um app no celular. Veja abaixo quais são os principais e retome a autonomia do seu celular.

01. Desinstale aplicativos inúteis

Primeiramente, é bastante provável que você não faça uso de todos os aplicativos que estão no seu celular. Ou, ainda, que você tenha mais de um app destinado à mesma função.

Por isso, comece a limpar a memória do celular por meio da análise de quais são os aplicativos que você realmente usa. 

Aqueles que não são utilizados, ou, ainda, que se tornaram obsoletos ou eram usados para uma única função não mais necessária, devem ser deletados.

Além disso, considere analisar quais são os aplicativos que mais consomem espaço e memória interna. Para tanto, basta acessar: Configurações > Aplicativo. Após, clicar sobre os que se deseja desinstalar.

02. Limpe a galeria de imagens

A nossa segunda dica para limpar a memória do celular é por meio da limpeza da galeria de imagens.

Essa pode, sim, ser uma tarefa bastante maçante. Afinal, olhar todas as imagens para analisar as eventualmente repetidas, as que não tem necessidade de armazenamento ou mesmo as que estão com uma qualidade baixa consome tempo.

Aqui, então, temos duas dicas: a primeira é fazer uso do backup recorrente dos seus arquivos para um sistema de nuvem. Dessa maneira, você pode acessar os arquivos sem que eles estejam ocupando espaço no seu smartphone.

A segunda dica para limpar a memória do celular apagando imagens e arquivos desnecessários é pelo uso do aplicativo Gallery Doctor. Ele analisa automaticamente se as fotos estão repetidas e quais têm qualidade ruim.

Assim, ele as classifica e cabe a você descartar ou manter as imagens da seleção do app. O aplicativo está disponível tanto para celulares Android quanto para iOS.

03. Limpe o cachê dos aplicativos

O cachê dos aplicativos é o local onde eles armazenam informações temporárias para que o app funcione corretamente e da maneira mais rápida possível. Enquanto alguns usam dados muito relevantes, outros podem armazenar uma espécie de lixo eletrônico.

Estão no primeiro grupo, por exemplo, o WhatsApp e os aplicativos de música como o Spotify e o Deezer. Já no segundo estão as redes sociais, o YouTube e outros. 

Para limpar o cachê dos apps do segundo grupo e limpar a memória do celular siga esses passos:

  • Acesse as Configurações > Aplicativos;
  • Encontre na lista de apps as redes sociais e outros aplicativos que possam estar consumindo muitos dados (com exceção do WhatsApp e aplicativos musicais);
  • Então, clique em Armazenamento;
  • Por fim, haverá duas opções: limpar dados ou cachê. No primeiro caso, o app retorna ao formato original, de instalação; no segundo, apenasse livra dos arquivos temporários e não dos seus dados de acesso, por exemplo.

04. Salve os conteúdos do WhatsApp no sistema de nuvem

Finalmente, nossa última dica para limpar a memória do celular se refere especificamente ao WhatsApp. Como apontamos acima, não é uma boa solução para esse aplicativo a limpeza do cachê.

Então, o que é possível fazer nesses casos, uma vez que o aplicativo ocupa um espaço significativo no smartphone?  Para tanto, usar o Google Drive é uma ótima alternativa.

Nele é possível salvar todo o conteúdo compartilhado pelo aplicativo de conversas. Considere, por exemplo, imagens, conversas e áudios.

E o melhor: para salvar o conteúdo dessa forma não é preciso fazer qualquer tipo de cadastro perante o sistema de nuvem.

Para fazê-lo e limpar a memória do celular siga esse passo a passo:

  • Acesse o aplicativo WhatsApp;
  • No canto superior direito, clique nas três bolinhas verticais;
  • Acesse Configurações > Conversas e Chamadas : Backup de Conversas;
  • Agora você confere a periodicidade do Backup (que pode ser diário, semanal ou mensal), a conta a qual ele se vincula e o tipo de conexão que ele tem acesso (por exemplo, bloquear o backup em 3G e 4G, limitando-o à conexão Wi-fi).
  • Dessa maneira, após selecionar os detalhes para limpar a memória do celular pelo backup, confirme-o no botão verde.

Com essas dicas a memória do seu celular estará sempre livre para realizar as tarefas de maneira rápida e completa.

Como limpar a memória do celular de forma prática e rápida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo